Termômetro registra 43°C próximo ao Fórum de Santos, SP — Foto: Matheus Croce/

Onda de calor deve atingir mais de 1.400 cidades até terça-feira, diz Inmet

A onda de calor que atinge o país deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios até a próxima terça-feira (14), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O que acontece

Calorão deve manter temperaturas até cinco graus acima da média. Segundo o Inmet, a situação representa risco à saúde.

Onda de calor foi classificada como de "perigo". O nível é o intermediário entre os três previstos na escala de grau de severidade do instituto para fenômenos meteorológicos (perigo potencial, perigo e grande perigo).

Cidades que serão atingidas pela onda de calor estão espalhadas por 12 estados. Além de todas as unidades da federação do Sudeste, o calor será sentido em partes de Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Tocantins.

Onda de calor se deve à intensificação de massa de ar quente. De acordo com meteorologistas, a situação é reflexo do El Niño, fenômeno climático que favorece bloqueios atmosféricos e aumento do calor na região central do país.


Segunda-feira quente em São Paulo
Os termômetros devem marcar entre 21ºC e 36ºC na cidade de São Paulo nesta segunda-feira (12). Segundo a previsão do Inmet, o dia será de nuvens com pancadas de chuva isoladas na capital.

A capital paulista teve ontem a tarde mais quente do ano. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), a média da temperatura máxima alcançou os 36,9°C, superando os 36,5°C registrados em 24 de setembro. Também foi o dia mais quente em um mês de novembro desde o início da série histórica, em 2004.

A cidade do Rio de Janeiro registrou ontem recorde de temperatura no ano e sensação térmica de 50,5ºC. O indicador foi verificado às 13h55 em Irajá, bairro da zona norte carioca. A temperatura máxima do dia na cidade foi verificada na mesma região: 42,5ºC. No sábado (11), a sensação térmica já tinha batido 47,2ºC no Rio.

Inmet recomenda que cidadãos procurem a Defesa Civil em caso de necessidade. O serviço atende em todo o país por meio do telefone 199.

O governo de São Paulo divulgou uma série de dicas para lidar com o calor intenso. Veja:

Mantenha-se hidratado. O suor excessivo leva à perda de substâncias que são importantes para o corpo humano, como sais e eletrólitos, podend.

Outras Notícias

Lady Gaga chega ao Rio e manda apagar luzes do Galeão para entrar em carro

Cantora americana se apresenta na praia de Copacabana, para 1,6 milhão de pessoas, no sábado (2)Lady Gaga já está no ...

Conclave para eleger novo papa começa em 7 de maio, anuncia Vaticano.

O Vaticano informou que os cardeais começarão a se reunir em um conclave em 7 de maio para eleger o novo líder da Igr...

Rio terá feriadão de seis dias com decreto de ponto facultativo pela prefeitura; saiba mais

Um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) vai garantir ponto facultativo nas repartições públicas municipais do Rio n...

Por que recebemos ligações mudas que desligam sozinhas

Ligações automáticas em massa são feitas por robôs, que conectam algumas delas a um atendente. As demais são descarta...

Com onda de calor, Sul e Sudeste podem ter sensação térmica de até 50°C.

Uma nova onda de calor que atinge o Brasil deve trazer temperaturas acima dos 40°C e sensação térmica acima dos 50°C ...

Saiba como evitar golpes na semana da Black Friday

Em 2023, plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas prom...