Conclave para eleger novo papa começa em 7 de maio, anuncia Vaticano.
O Vaticano informou que os cardeais começarão a se reunir em um conclave em 7 de maio para eleger o novo líder da Igreja Católica, que substituirá o papa Francisco. Ele morreu na última segunda-feira após um quadro de AVC e insuficiência cardíaca.
O que aconteceu:
O anúncio oficial ocorreu na manhã de hoje. A data foi decidida durante a quinta Congregação Geral, uma reunião a portas fechadas entre os cardeais - a primeira desde o funeral do papa Francisco no sábado. A informação, no entanto, já havia sido adiantada horas antes por uma fonte interna à agência Reuters de notícias.
O Vaticano fechou hoje a Capela Sistina para os preparativos. Os visitantes que conseguiram entrar até.
Os dois conclaves anteriores, realizados em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. Cerca de 135 cardeais, todos com menos de 80 anos e vindos do mundo todo, estão aptos a participar do conclave e decidir quem será o próximo líder da Igreja, que conta com 1,4 bilhão de membros.
Nomes para a sucessão do papa começaram a ser aventados. Seis religiosos têm se repetido em diversas apostas de veículos especializados na cobertura do Vaticano: Robert Sarah, Péter Erdo, Matteo Maria Zuppi, Pietro Parolin, Jean-Marc Aveline e Luis Antonio Gokim Tagle são alguns dos mais citados.