Imagem: Divulgação

Mudança na CNH: renovação deve ganhar nova avaliação obrigatória

Atualmente, não são todos os condutores que precisam realizar a avaliação psicológica no momento de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa é uma obrigatoriedade somente para motoristas e Exercem Atividade Remunerada - EAR - ao volante - e têm essa sigla estampada na habilitação.

No entanto, essa realidade pode estar prestes a mudar. Recentemente o Senado aprovou um Projeto de Lei (PL 98/2015) que pretende tornar a avaliação psicológica obrigatória em todas as vezes que houver a renovação da habilitação, para condutores de qualquer categoria.

Projeto segue para a Câmara dos Deputados

De autoria do senador Davi Alcolumbre (União-AP), o projeto que altera o Código de Trânsito foi aprovador pelo relator Fabiano Contarato (PT-ES), e agora segue para a Câmara dos Deputados. A principal alteração proposta é determinar que o exame de aptidão física e mental, previsto para todos os condutores na renovação da CNH, passe a incluir a avaliação psicológica preliminar e complementar.

O autor justifica a premissa mencionando que o Brasil é um dos países com maior número de acidentes de trânsito do mundo - tornando mais de 33 mil pessoas vítimas fatais, por ano, no país, conforme dados do Contarato. E, segundo ele, entre os principais fatores que levam a essa preocupante constatação, está o fator humano.

"Esse comportamento agressivo e deseducado é possível detectar preventivamente mediante exame psicológico", afirmou Alcolumbre.

O Projeto foi aprovado em votação terminativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi encaminhado para análise dos deputados.

Renovação da CNH é um processo simples

Quando a CNH está prestes a vencer, já é hora de o motorista começar a planejar sua renovação. Isso porque, se for prego trafegando com o documento vencido há mais de 30 dias, ele poderá ser multado.
O prazo de validade da habilitação mudou com a última atualização do CTB. Nesse caso, motorista precisar renovar o documento com a seguinte periodicidade:

- a cada 10 anos, para condutores com idade inferior a 50 anos;
- a cada 5 anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
- a cada 3 anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Vale ressaltar, no entanto, que esses prazos poderão ser diminuídos por indicação do médico que realizar o exame. Isso poderá ocorrer, por exemplo, caso haja indícios de que o condutor tenha alguma doença física ou mental, que comprometa a sua conduta ao volante.

A renovação da CNH deve ser sempre encaminhada a partir de uma unidade credenciada do Detran do seu estado - como um Centro de Formação de Condutores (CFC), por exemplo. Para isso, é necessário apresentar o original e a cópia do RG e CPF, do comprovante de residência e, claro, da CNH vencida ou por vencer.


Outras Notícias

Lady Gaga chega ao Rio e manda apagar luzes do Galeão para entrar em carro

Cantora americana se apresenta na praia de Copacabana, para 1,6 milhão de pessoas, no sábado (2)Lady Gaga já está no ...

Conclave para eleger novo papa começa em 7 de maio, anuncia Vaticano.

O Vaticano informou que os cardeais começarão a se reunir em um conclave em 7 de maio para eleger o novo líder da Igr...

Rio terá feriadão de seis dias com decreto de ponto facultativo pela prefeitura; saiba mais

Um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) vai garantir ponto facultativo nas repartições públicas municipais do Rio n...

Por que recebemos ligações mudas que desligam sozinhas

Ligações automáticas em massa são feitas por robôs, que conectam algumas delas a um atendente. As demais são descarta...

Com onda de calor, Sul e Sudeste podem ter sensação térmica de até 50°C.

Uma nova onda de calor que atinge o Brasil deve trazer temperaturas acima dos 40°C e sensação térmica acima dos 50°C ...

Saiba como evitar golpes na semana da Black Friday

Em 2023, plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas prom...