Camilo Santana é o novo ministro da Educação

MEC vai suspender implementação do novo ensino médio por 60 dias.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que vai suspender por 60 dias o cronograma de implementação do novo ensino médio. O calendário, firmado em portaria no governo de Jair Bolsonaro (PL), previa mudanças no Enem 2024.
O que aconteceu?

  • A reforma foi aprovada em 2017 durante o governo Temer (MDB) por uma medida provisória. 
  • Desde o início de sua gestão, Camilo destaca que não houve diálogo no processo de aprovação e implementação do novo ensino médio.
  • Em entrevista ao Diário do Nordeste, o ministro já havia sinalizado que iria suspender as mudanças no Enem 2024.
  • A justificativa de Camilo é que —com a consulta pública aberta— é preciso analisar os problemas da reforma e, assim, tomar uma decisão definitiva.
  • O pronunciamento do ministro acontece após ele se encontrar com o presidente Lula. Camilo afirmou ter abordado outro temas na reunião como programas de alfabetização e escola em tempo integral.
''Avaliamos que houve erro na condução da execução [da reforma]. Não houve orientação, não houve formação de professores, nem adaptação para infraestrutura das escolas. Não se faz uma mudança no ensino de uma hora para outra. Faltou diálogo e eu como governador senti isso à época."

Próximos passos:

  • A portaria prevê a implementação da reforma em todos os anos do ensino médio até 2024. As avaliações como Saeb e Enem também passariam por alterações até o ano que vem.
  • Camilo disse que vai assinar a suspensão da portaria ainda hoje.


Outras Notícias

Tudo sobre o Enem 2023: o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de dezembro em todo o país. De acordo com o Inep, 3,9 milhões de pessoas estão...

Uerj abre inscrições para pré-vestibular comunitário e programa de educação de jovens, adultos e idosos

Para participar é preciso ter pelo menos 15 anos.A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está com inscriçõe...