Uso do umidificador exige cuidados — Foto: stefamerpik no freepik

Onda de calor: umidificador ameniza efeitos do tempo seco, mas uso exige cautela

ma opção para amenizar os efeitos do tempo seco, que afeta boa parte do país nesta semana e pode trazer diversos problemas de saúde, é o umidificador de ar. Mas atenção: o seu uso exige cautela.

👉 Contexto: Em meio a uma nova onda de calor que afeta todo o país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar em 16 estados e no Distrito Federal para os próximos dias. O aviso vai até quinta-feira (21). Segundo o órgão, o índice deve ficar entre 20% e 30% em várias regiões brasileiras

O desconforto do ar muito seco é ainda maior para quem tem doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite. Além disso, a secura diminui a qualidade do sono e a falta de descanso (ou privação) reflete no nosso dia a dia.
Como o nome já diz, o umidificador tem como objetivo aumentar a umidade no ambiente. Por consequência, o aparelho melhora a qualidade do ar, o sono e traz alívio nos problemas respiratórios. No entanto, é importante entender quando e como usar o aparelho para garantir sua eficácia.

Se ele melhora a qualidade do ar, facilita a respiração e ajuda no sono, então eu posso usar todos os dias, correto? Não.

Frederico Fernandes, pneumologista da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), explica que o ideal é usar quando a umidade do ar estiver abaixo de 50%. Para identificar a condição do ar, o médico recomenda consultar o aplicativo do celular.
"Se a umidade do ar estiver acima de 50%, não é preciso utilizar o aparelho porque você estará literalmente chovendo no molhado", alerta o pneumologista.
🧫 E um ambiente excessivamente úmido é tão ruim quanto um local seco, pois pode favorecer o crescimento de mofo e ácaros e, por consequência, desencadear crises alérgicas.

Outro ponto de atenção é a limpeza do umidificador. Se você costuma deixar o aparelho guardado no armário e só usa nos dias realmente secos, deve limpá-lo antes do uso.

"Se o aparelho estiver sujo, ele vai umidificar, mas vai jogar poeira, mofo, bactéria para o ar. Isso pode desencadear alguma crise alérgica ou de asma. Antes de usar, principalmente se estiver guardado há muito tempo, é importante higienizar adequadamente o aparelho", diz Fernandes.

⏰ Podemos deixar o aparelho ligado o dia todo? Não há necessidade. O ideal é usá-lo de 3 a 4 horas. Se o aparelho tiver timer, pode programar o tempo para que ele desligue sozinho. Caso contrário, ligue horas antes de dormir.

💧💧 Toalha molhada ou bacia com água também funcionam? Elas podem ser opção para quem não tem o aparelho, elevando um pouco a umidade do ambiente, mas não são tão efetivas quanto o umidificador de ar.
Outras dicas para enfrentar o tempo seco
Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia.
Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.
Caso a pessoa apresente tosse intensa, aumento de catarro, chiado e falta de ar, é recomendável procurar atendimento médico.


Outras Notícias

O que acontece com o corpo quando a vitamina D está baixa?

Mais do que ajudar a manter um aspecto saudável e corado, poucos minutos diários de sol são responsáveis por evitar u...

Vacina oral da pólio será substituída por injetável até novembro

O Ministério da Saúde anunciou, nessa quinta-feira (19/9), que a vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês) d...

Agrião é o vegetal mais saudável do planeta e frutas não entram no top 10.

De maneira geral, todos os vegetais que estamos acostumados a consumir são benéficos para a saúde. Legumes, verduras ...

Conheça a vacina atualizada contra Covid-19

Desde o início do ano até o dia 17 de maio, o Brasil registrou 3.452 mortes por Covid-19 e mais de 590 mil novos caso...

Dengue: Niterói reduz casos em 70% com bactéria bloqueadora em mosquitos.

Um método conseguiu reduzir em 70% os casos de dengue em Niterói, no Rio de Janeiro. Por meio dele, uma bactéria bloq...

Vacinação contra dengue no RJ será em 12 municípios; casos em janeiro subiram 587%

Público-alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. Faixa etária concentra um maior número de hospi...